segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caxiri na Cuia na UFSCar foi um sucesso!

Seguem imagens do "Caxiri na Cuia" realizado na Universidade Federal de  São Carlos nos dias 04 e 05 de maio. Foram dois dias de reflexões sobre Literatura Indígena. O evento foi organizado pela professora Maria Silvia Martins com o apoio da CAPES e do Instituto Uka e Instituto C&A. Em breve disponibilizaremos o resultado das discussões em um blog que será especialmente preparado para a divulgação de eventos na UFSCar.


Universitários Umutina se apresentam após Caxiri

Luciano Umutina 

Jovens universitários atentos às palestras dos convidados

Público presente no dia 05 de maio

Público atento às palestras


Palestrantes Rosi Whaikon, Carlos Tiago e Cristino Wapichana

Rosi responde perguntas do público








Luciano Umutina 

Cristino Wapichana canta durante Caxiri na Cuia











Finalizando o Caxiri na Cuia



Grupo de estudantes Umutina da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, encerrou o evento Caxiri na Cuia - Colóquios sobre literatura indígena - ocorrido nos dias 4 e 5 de maio - 2012.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Professor do IFBA Porto Seguro participa de eventos com temática indígena em nível nacional



PDFImprimirE-mail
Notícias Notícias 2012
Qua, 02 de Maio de 2012 08:37

Professor Edson Brito

Entre os dias 23 e 27 de abril, o Professor de História e Coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena - COLINTER - do IFBA Campus Porto Seguro, Edson Machado de Brito, participou como palestrante de dois importantes eventos para a comunidade indígena brasileira: na cidade de São Paulo, do Tribunal Popular, no qual o Estado Brasileiro foi julgado pela violência praticada contra os povos indígenas, e, no Rio de Janeiro, do Encontro dos Escritores Indígenas e de palestras na Cátedra da UNESCO e na Fundação Biblioteca Nacional.

O professor Edson Brito foi convidado pelos organizadores (ONGs, com apoio da ONU) a integrar o júri popular do Tribunal Popular. Em sua fala, citou o papel do IFBA Campus Porto Seguro junto aos povos indígenas da região. Estavam presente juristas, intelectuais, indigenistas, indígenas e lideranças do movimento indígena de diversos povos,inclusive do extremos sul da Bahia.
Todas as falas e intervenções no Tribunal Popular serão reunidas na composição de um livro, que deverá ser publicado em breve.
De São Paulo, o professor seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou do Encontro dos Escritores Indígenas, organizado pelo Instituto Indígena Para a Propriedade Intelectual e pelo Núcleo dos Escritores Indígenas - IMBRAPI. O evento aconteceu concomitantemente com a Feira da Literatura Infanto-juvenil, organizada pela Fundação Nacional da Literatura Infantil e Juvenil - FNLINJ.
No Encontro, Edson Brito foi convidado pela Cátedra da UNESCO  para ministrar palestra sobre meio ambiente e literatura indígena, no anfiteatro da PUC-RJ. A Cátedra da UNESCO agrega pessoas de reconhecido conhecimento sobre temas diversos, especialmente sobre a diversidade sócio-ambiental. O professor abordou a violência histórica praticada contra os povos indígenas no Brasil e a importância da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA Campus Porto Seguro no contexto das políticas públicas de respeito e de valorização das tradições desses povos.
Durante sua visita ao Rio de Janeiro, o Professor Edson Brito participou, ainda, de uma mesa de palestra organizada pela Fundação Biblioteca Nacional, no auditório central da Biblioteca Nacional, com o tema a “Lei 11.645/2008 e a Literatura Indígena”. Transmitidas online através do site do Instituto Embratel, as discussões abordaram temas sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena nas escolas brasileiras e as contribuições da literatura indígena nesse contexto. O público era formado por professores e intelectuais de diversas instituições de ensino superior.

Em todos os eventos, o Professor Edson Brito fez questão de mensionar o IFBA e o papel da Instituição no combate ao preconceito contra os povos indígenas do Sul e Extremos Sul da Bahia. "Os convites que recebi demonstram que estamos no caminho certo em relação a LINTER. Falei sobre como estamos fazendo nossas atividades curriculares e o público aprovou", conclui.