sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mostra de arte indígena contemporânea entra em cartaz em Brasília

22/11/2013 - Guia Cultural do DF

Formas, cores e ideias dos povos originários da América do Sul compõem a exposição ¡Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas, que entrará em cartaz nas galerias da Casa da Cultura da América Latina (CAL) da Universidade de Brasília (UnB), a partir do dia 28 de novembro.  A mostra reúne pela primeira vez no país pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas, vídeos e fotografias de artistas indígenas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. A mostra ficará em cartaz em Brasília até 02 de fevereiro de 2014. É a oportunidade do público conhecer o pensamento e a perspectiva indígena em meio às artes visuais contemporâneas.


Idealizada e lançada no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, em junho deste ano, a exposição tem a proposta de trazer ao público as novas estéticas dos povos ameríndios, em que os autores produzem arte aliando saber tradicional às modernas tecnologias.


“As artes visuais que alguns indígenas estão fazendo, expondo e vendendo, entram em nosso mercado, na cidade grande, como objetos e signos de outras realidades”, explica Maria Inês de Almeida, curadora e coordenadora da exposição. “O que difere suas peças dos objetos e signos tradicionais, frutos da cultura oral, são a tensão e a perturbação, algo que um indivíduo é capaz de expressar quando vê o mundo de longe”, completa.

“A produção simbólica do povo Aymara traz consigo uma enorme carga de conhecimento, de saberes, de tradições, que foram sendo transmitidos através de distintas linguagens artísticas e distintos suportes. Meu trabalho é  retransmissão do conhecimento utilizando como suporte a linguagem visual como a pintura”, explica Dennys Huanca, artista do povo indígena Aymara, que vive nos Andes da Bolívia.

Entre os dias 12 e 13 de dezembro, acontecerá o Seminário Internacional Universidade, Arte, Cultura e Desenvolvimento, em que artistas indígenas da exposição e pesquisadores irão debater sobre a relação entre as artes indígena e ocidental, entre outros temas. “Qual é a arte que estamos fazendo? É contemporânea ou não? Estamos fazendo uma arte nova? Nesse encontro, dialogamos sobre essas questões”, explica o indígena peruano Rubio.

SERVIÇO
¡Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas
Abertura: dia 28 de novembro (quinta-feira), às 19h
Local: Galerias Acervo, CAL e de Bolso da CAL (SCS Quadra 4, Edifício Anápolis)
Telefone: (61) 3321.5811
Visitação: até 2 de fevereiro de 2014, todos os dias das 9h às 18h
Entrada franca
Classificação livre