sexta-feira, 20 de junho de 2014

ENCONTRO DE ESCRITORES INDÍGENAS NA FLIPOÇOS 2014

FLIPOÇOS 2014 — Feira do Livro de Poços de Caldas promove o Encontro de Escritores Indígenas - http://youtu.be/cpRHgrealZw



O rio que corre em minha vida — VII Festival da Mantiqueira

"Debate com Daniel Munduruku, Ilan Brenman, Reginaldo Prandi e moderação de Joselia Aguiar no VII Festival da Mantiqueira - 5 de Abril de 2014 em São Francisco Xavier, SP.
Como nascem as histórias que ajudam a formar novos leitores para que se encantem, compreendam e respeitem a diversidade cultural do país: índios, negros, judeus orientais na literatura infanto-juvenil brasileira, segmento que mais cresce no mercado editorial."
https://www.youtube.com/watch?v=uWIKvX92YsY



quinta-feira, 19 de junho de 2014

SOBRE COPAS E COZINHAS


A copa do mundo já está a mil. A animação da torcida está de “vento em popa”. Ruas enfeitadas, casas decoradas, alegria estampada nos rostos antes dos jogos, comemorações regadas a bebidas e carnes esturricadas. Tudo certo, tudo bem.
O que antecedeu a realização da copa do mundo no Brasil não foi nada fácil de aguentar. Imaginar o rio de dinheiro gasto para satisfazer as exigências da FIFA gerou um grande mau estar na sociedade brasileira. Muitos imaginaram que gastos tão altos não se justificariam uma vez que o país passa por uma crise institucional muito grande, talvez sem precedentes. São projetos mal engendrados pelo executivo que estão gerando um clima de guerra civil, sem exageros de minha parte.

terça-feira, 10 de junho de 2014

terça-feira, 3 de junho de 2014

RODA DE CONVERSA COM PROFESSORES DE PARAUAPEBAS/PA

 Registro do gostoso bate papo com professores do município de Parauapebas no Pará dentro do projeto de incentivo a leitura e apoio ao PNAIC da Fundação Vale. Estavam presentes parentes do povo Xikrin e educadores que trabalham em área indígena. Muito interessante, muito bom!!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens vai discutir a formação de leitores

Evento no Rio vai debater temas como a fantasia e o politicamente correto

Bia Reis - O Estado de S. Paulo
Incentivar a formação de leitores com ênfase na literatura. Essa é a característica que diferencia o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, cuja 16.ª edição começa nesta quarta, 28, no Rio, dos demais eventos literários do Brasil. Lá, o visitante não encontrará livros de autoajuda, dicionários, religiosos ou para pintar, tão comuns em outras feiras desse porte, apenas obras de literatura ou informativas. Durante doze dias, além de conversar com escritores e ilustradores, os leitores poderão participar de debates, seminários, assistir a performances e a uma série de encontros paralelos.

16 º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós – XI ENCONTRO DE ESCRITORES E ARTISTAS INDÍGENAS "LITERATURA INDÍGENA: A BOLA DA VEZ" - Dia 3 de junho

A literatura indígena é tema do segundo dia do Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, que acontece nos dias 2 a 4 de junho, durante o 16º Salão Nacional do Livro. 
As inscrições podem ser feitas através do email seminario@fnlij.org.br.
http://www.salaofnlij.org.br/seminario/segundo-dia

XI ENCONTRO DE ESCRITORES E ARTISTAS INDÍGENAS. Tema: LITERATURA INDÍGENA: A BOLA DA VEZ

16 º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós

Dia 3 de junho – Terça-feira: XI Encontro de Escritores e Artistas Indígenas

Literatura Indígena: A Bola da Vez

A cultura é a alma de um povo. Essa essência pode ser conhecida e reconhecida por diversos meios e manifestações. Para as tradições dos povos indígenas, todo movimento é circular, mas para que se movimente, assim como a bola em um jogo de futebol, precisa de agentes que embora estejam em posições diferentes, são responsáveis uns pelos outros. A literatura escrita pelos indígenas se movimenta no campo literário mostrando a diversidade cultural e a sabedoria dos povos indígenas, falando de uma ancestralidade atualizada, chamando a atenção do mundo para a preservação da diversidade biológica e da educação. A bola da vez é a necessidade de conhecimento que trará mudanças significativas para a qualidade de vida dos brasileiros. No jogo da vida todos são igualmente importantes: a bola precisa ser tocada.