SUBMISSÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Chamada de trabalhos

O Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais –, em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), convida a comunidade acadêmica[1] para a participação e submissão de trabalhos de relevância relacionados à temática da literatura indígena, a serem apresentados no 14º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas e 1º Seminário de Literatura Indígena, a se realizar no início do mês de Junho de 2017, no Rio de Janeiro no contexto do Seminário Bartolomeu Campos de Queirós, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.

Tema: O rio que corre em minha aldeia: prosa e poética na Literatura infantil e juvenil escrita por autores Indígenas.

O encontro tem como objetivos:
  • Discutir os desafios e perspectivas nas pesquisas acadêmicas relacionadas à literatura indígena especialmente nos segmentos infantil e juvenil;
  • Verificar o estado da arte das pesquisas sobre literatura indígena em âmbito nacional;
  • Proporcionar visibilidade à literatura indígena no meio acadêmico;
  • Aproximar as pesquisas e os pesquisadores dos realizadores e autores de literatura indígena;

Subtemas:
1. A educação e a literatura indígena para crianças e jovens;
2. Literatura indígena e identidade cultural brasileira;
3. A literatura indígena e o fortalecimento da identidade ancestral.
ENVIO DE MANUSCRITOS
Serão aceitos trabalhos no formato de resumo expandido. O prazo de submissão dos trabalhos se estende até o dia 31 de março de 2017 e o resultado do parecer da comissão avaliadora será divulgado em 02 de maio de 2017, no endereço:  http://institutouka.blogspot.com.br e na fanpage do Instituto Uka no Facebook.
Solicitamos que os trabalhos sejam enviados para o e-mail ukacontato@gmail.com e sigam as diretrizes para publicação de textos que se encontram a seguir.

DIRETRIZES PARA AUTORES
·      Serão aceitos trabalhos no formato de resumo expandido. O tempo previsto para apresentação de cada trabalho será de 15 minutos.
·      O evento terá estrutura de mesas de debate. Cada trabalho deve ser apresentado por apenas um dos autores.
·      O resumo expandido deve ser inédito, ou seja, destinado unicamente ao 14º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas e 1º Seminário de Literatura Indígena.
·      Os resumos expandidos deverão ser submetidos em arquivo no formato *.doc ou *.docx. O arquivo deve ser identificado com o sobrenome do primeiro autor e o título do trabalho.
Os manuscritos deverão apresentar
Página de título (única parte do texto com a identificação dos autores)
a) Título completo - deve ser conciso, evitando excesso de palavras, como “avaliação do...”; “considerações acerca de...” ; ”estudo exploratório....”.
b) Nome de todos os autores por extenso, indicando a filiação institucional de cada um. Será aceita uma única titulação e afiliação por autor. Os autores deverão, portanto, escolher, entre suas titulações e afiliações institucionais. Deve ser incluído o e-mail de cada um dos autores
Observação: não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional, cidade e estado.
c) Todos os dados da titulação e da filiação deverão ser apresentados por extenso, sem siglas.
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
1. O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais e Referências.
2. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco páginas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras e referências, além da página de título.
3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
4.  O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado.
5. As citações no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT[2].
6. A seção Resumo deve ter no máximo 150 (cento e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
7. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, será incluída, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.
8. A seção Introdução deve ser breve e conter a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
9. A seção Metodologia deve ser suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo
10. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
11. A seção Considerações finais deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
12. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, de acordo com a NBR 6023 da ABNT.


[1] Para estes casos estamos aceitando as inscrições desde que um dos autores do trabalho seja o/a orientador/a
[2] Para referências: NBR 6023. Para citações: NBR 10520.

5 comentários:

  1. Existe uma data certa para o evento? Preciso verificar com o meu colégio a possibilidade de ir. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Sou professora infantil e desenvolvi um projeto com as crianças ano passado que gostaria muito de divulgar. Como faço para saber se este meu trabalho teria condicoes de participar deste evento. Aguardo anciosa te um retorno.

    ResponderExcluir
  3. Oi, bom dia, sou pesquisadora das literaturas indígenas lationoamericanas, tenho interesse em assistir como ouvinte, como faço a minha inscrição? no aguardo, Elizabeth Suarique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho a mesma dúvida. Também gostaria de participar como ouvinte. Fico no aguardo da resposta.
      Obrigada, Naiara.

      Excluir