sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DA II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO

O Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais - convida a todos nossos amigos e aliados para participarem da programação aberta ao público da II Jornada Literária do Vale histórico.
Todos serão muito bem vindos!!!

Biblioteca Comunitária Bartolomeu Campos de Queirós - Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais

A II Jornada Literária do Vale Histórico já vai começar!!
E nós do Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais queremos convidar você para participar da inauguração do mais novo ponto de leitura na cidade de Lorena (SP) - Biblioteca Comunitária Bartolomeu Campos de Queirós, que marcará o início das atividades da II Jornada Jornada Literária do Vale Histórico.
Nossa biblioteca especializada nas Culturas Indígenas, disponibiliza para os leitores mais de 1000 títulos sobre essa temática, ambientes pra leitura e contatação de histórias, além de uma videoteca preparada para consultas e exibições audiovisuais.
A cidade de Lorena e todo Vale do Paraíba, territórios ocupados por aldeias de povos indígenas em outrora, agora contam com uma biblioteca viva cujo foco primordial é satisfazer uma necessidade da região por espaços voltados a pesquisa ou valorização de suas culturas e História tradicionais. O cerimonial de abertura contará com a presença da ilustre escritora e romancista Marina Colasanti, além de outros nomes de peso da nossa literatura.
Esperamos por você na Biblioteca Comunitária Bartolomeu Campos de Queirós do Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais!
Faça parte dessa história conosco!

www.institutouka.blogspot.com
#BibliotecaComunitariaBartolomeuCamposDeQueiros
#JornadaLiteráriaDoValeHistórico
#InstitutoUka


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO - ONDE FICAR?

Casa de Frei Galvão
Mais uma vez, as cidades históricas de Lorena e Guaratinguetá abrem as portas para receber os participantes da Jornada Literária do Vale Histórico. Desde a primeira edição, em 2013, as ruas, escolas e prédios históricos dessas cidades viram palco de encontros entre leitores, escritores e vistantes da Jornada Literária que hospedam-se em charmosos hotéis e pousadas, experimentam a deliciosa gastronomia local que mescla hábitos paulistas, mineiros, fluminenses e claro, esbaldam-se com a literatura.

Cachoeira do Gomeral
O Vale histórico (no Vale do Paraíba Paulista) está situado no extremo leste do estado de São Paulo, nas divisas de Minas e do Rio de Janeiro, cercado pelas serras da Bocaina e da Mantiqueira. Suas cidades, entre elas: Lorena e Guaratinguetá, possuem casarios e palacetes da época colonial, conferindo um charme todo especial a esta região, que chegou a ser considerada a mais rica do Brasil durante o ciclo do Café. 
Além de ser parte da rota da Estrada Real, outra importante característica da região é o turismo religioso, por ser onde se localiza o Santuário Nacional de Aparecida, Santuário de São Benedito e o Santuário Frei Galvão. 
Ao longo de sua história a região tornou-se uma importante referencia para a literatura nacional, devido a fama de alguns filhos ilustres e antigos moradores como Monteiro Lobato e, Euclides da Cunha. 

Basílica de São Benedito
A maior parte das atividades da II Jornada Literária do Vale Histórico acontecerá na cidade deLorena, um agradável município que situa-se no Vale do Paraíba, a 179 km de São Paulo. Pelas suas históricas ruas é possível contabilizar construções datadas em meados de 1700, como a Catedral Nossa Senhora da Piedade.
A cidade também apresenta outros pontos carimbados em sua biografia, como a antiga estação, o Palacete Veneziano e o Solar do Conde Moreira Lima, entre outros.
Contando com mais de 12.000m² de muito verde, área com playground, quiosques e mini-zoológico, o Parque Águas do Barão (reforma) é um dos maiores atrativos da cidade. O Horto do Ibama proporciona a prática de esportes, além de possuir também um viveiro de mudas e o Centro de Educação Ambiental Monteiro Lobato. Para completar, o simpático povo lorenense recebe a todos os seus turistas de forma muito hospitaleira.

Adicionar legenda
Devido ao interesse de algumas pessoas sobre hospedagem em Lorena durante o período do evento, preparamos uma pequena listagem com algumas opções para os participantes da II Jornada Literária do Vale Histórico que não residem na região.
Os interessados podem se hospedar por diárias que variam entre R$ 80 e R$200. Façam suas reservas antecipadamente e aproveitem o melhor da Literatura brasileira e demais atrativos do Vale Histórico.

HOSPEDAGEM:
Hotel Olympia
Rua Joaquim Luiz Bastos, 96 - Centro 
Lorena, SP 
Reservas: (12) 3153-2924
lorena@olympiahotel.com.br

Hotel Guarany 
Pc Marechal Mallet, 35 - Centro,
Lorena, SP 
Reservas: (12) 3153-1002
hotelguarany@gmail.com

Hotel Residencia
R Barão de Castro Lima, 49 - Centro 
Lorena, SP
Reservas: (12) 3152-4829

Dom Apart Hotel
Rua Dom Bosco, 237 - Centro
Lorena, SP
Reservas: (12) 3157-7393
reservas@domaparthotel.com.br

Mapa da região: 





















Rodovias de acesso:
SP-62
BR-116 Rodovia Presidente Dutra
BR-459 Que liga Lorena (São Paulo)-SP a Poços de Caldas -MG

Informações:
www.facebook.com/instituto.uka
ukacontato@gmail.com
Tel 012 3152-6464 / 12 98877-0545

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO

Esperamos por todos vocês na II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO!!!

- II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO De 30 de setembro a 03 de outubro autores de literatura infantil e juvenil convidados estarão em contato com seus leitores nas cidades de Lorena e Guaratinguetá - SP. Estes encontros acontecerão nas próprias escolas previamente preparadas para este importante momento.
Na parte da noite haverá palestras magnas com Marina Colassanti e Paulo Lins, além de importante debate sobre a literatura infantil e juvenil e sobre ilustração dos livros para crianças e jovens.
Acompanhem nosso blog e conheça brevemente a programação completa.
A II Jornada Literária do Vale Histórico é uma realização do Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais e tem o apoio do Polo ValeLendo, do Instituto C&A, Academia de Letras de Lorena e da Editora Melhoramentos.
www.institutouka.blogspot.com
https://www.facebook.com/instituto.uka