sexta-feira, 10 de julho de 2015

MEU VO(O) APOLINÁRIO - Teaser Pré-estreia


Gravado na pré-estreia do espetáculo “Meu Vo(o) Apolinário” no teatro da Teresa D´Ávila da cidade de Lorena (SP), para o público do ECOHVALE 2015.

O ESPETÁCULO 
Com texto original do escritor Daniel Munduruku (Menção Honrosa Pela Não-Violência e Tolerância – outorgado pela UNESCO) e direção de José Sebastião Maria de Souza, “Meu Vo(o) Apolinário” é acima de tudo uma história de sabedoria, ensinamento e auto-conhecimento. Estrelado por Wesley Leal e J. Lopes Índio, o enredo é universal e para todas as idades. Ultrapassa barreiras como as aves.

No palco, Leal representa o índio-narrador da história – primeiro filho do de uma grande família Munduruku que nasce na cidade (Belém do Pará). Ele apresenta ao espectador sua vida na escola – onde sofre com as piadas em relação à sua origem indígena – e na aldeia Munduruku – refúgio das férias escolares.

Após sofrer uma “desilusão amorosa”, ao ser rejeitado por uma menina do colégio, o garoto vai para a aldeia triste com o acontecimento, exacerbando sua baixa auto-estima por ter que lidar diariamente com as provocações de seus colegas.

Eis que surge na trama o vô Apolinário (J. Lopes Índio), que traz para ele o saber de um ancião respeitado por todos à sua volta. Apolinário ensina o garoto a ter orgulho de suas raízes, de sua ancestralidade e a respeitar a natureza.

“”Meu Voo Apolinário” é uma viagem iniciativa que o índio-menino realiza na busca de uma identidade desencontrada no mundo urbano que dissolve agressivamente formas de pertencimento e de felicidade ligadas a uma `filiação´, à ancestralidade. Origem em sentido próprio, ela contém todas as idades das personagens que, em uma consanguinidade espiritual com o cosmos, se confundem em laços da natureza que resiste ao poder destruidor do tempo”. Olgária Matos

Autor
Daniel Munduruku

Direção
José Sebastião Maria de Souza

Elenco
Wesley Leal
J. Lopes Índio

Coordenação Artística e Técnica
Pedro Paulo Zupo

Produção Executiva
JSMS e PPZ

Trilha Sonora
Canções tradicionais Munduruku
Gravadas por Daniel Munduruku

Vídeo Cenário
VJ Scan

Preparação Corporal
Isabel da Silva Telles

Figurino
José Sebastião Maria de Souza

Desenho Corporal
Mario Lúcio

Desenho de Luz
Hugo Peake

Projeto Gráfico
Maurício Tramonti

Ilustração (Óleo sobre Tela)
Therezinha de Sousa (They)

Assessoria Contábil
Marcos Fernandes

Assistente de Produção
Maria Luiza Tramonti

Contra Regra
Silvia Lopes

Assessoria de Imprensa
Arteplural (Fernanda Teixeira)

Cabelereiro
Ray Ferro

Costureira
Isabel Cristina Beralde

Quituteira
Nicotinha (Liquinha)

Homenagem a
Antonio Abujamra
http://meuvooapolinario.com/