quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escritor Maraguá vence 8º Concurso Tamoios - NEARIN / FNLIJ - 2011

Fotos: Luana Fortes
Roni Wasiry Guará 
A oitava edição do Concurso Tamoios (voltado apenas para indígenas) foi vencida pelo escritor Maraguá, Roni Wasiry Guará, do Amazonas. Seu texto Olho d`Água - O caminho dos Sonhos foi escolhido pelo júri formado por especialistas indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ - dentre dezenas de outros que concorriam ao prêmio.

A entrega da Premiação aconteceu no dia 06 de Junho durante a abertura do 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens que este ano acontece no Centro de Convenções SulAmérica-RJ.
Na cerimônia Rony lembrou a importância de concurso como este para incentivar os indígenas a colocarem no papel suas histórias e experiências. Segundo ele "é de suma importância que nós os indígenas sejamos motivados a escrever nossas histórias.

O Brasil não conhece nossos povos e isso precisa ser feito para que a gente possa diminuir o preconceito que ainda existe. Ganhar  este concurso foi muito bom, especialmente porque a história que contei é uma homenagem aos meus avós".

Roni já é autor do livro O caso da cobra que foi pega pelos pés, publicado pela Editora Imperial Novo Milênio [...].

O Concurso Tamoios é voltado exclusivamente para indígenas que podem concorrer com qualquer texto - seja individual ou coletivo - e em qualquer gênero literário. A premiação consiste em receber um kit de livros para crianças e jovens e ter seu texto publicado pela Editora Autêntica.

                                                       
Entrega dos Prêmios de incentivo à leitura FNLIJ - 2011 .
Roni Wasiry, Beth Serra (Sec. Geral FNLIJ) e Ana Maria Machado.
Roni Wasiry, Daniel Munduruku, Cristino Wapichana, Naine Terena e Ziraldo.
Roni Wasiry e Jaguar 
Fotos: Luana Fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário