terça-feira, 23 de agosto de 2011

UFRR é a primeira universidade pública a receber índios da etnia Yanomami no Ensino Superior


Pela primeira vez na história, uma universidade pública vai receber integrantes do povo Yanomami, considerado um dos mais isolados da região amazônica.

Neste ano de 2011, nove indígenas dessa etnia, foram aprovados no vestibular da UFRR, por meio do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. O resultado foi publicado este mês.
Oito deles vão cursar Licenciatura Intercultural a partir do próximo mês de janeiro e um deles cursa Gestão Territorial.
Dário Vitório Kopenawa Yanomami tem 26 anos e é filho do líder Davi Kopenawua, reconhecido mundialmente pela defesa e luta das direitos dos povos indígenas e suas terras.
Ele iniciou a vida universitária neste mês de agosto na Universidade Federal de Roraima e é oficialmente o primeiro Yanomami a frequentar uma faculdade pública.
Esta é mais uma conquista para esse povo, que tem uma trajetória marcada por lutas e batalhas pelo direito e pelo respeito à Terra e aos Yanomami. Um marco também para a UFRR que afirma e concretiza o seu compromisso com a Educação regional e com a sociedade, no papel de agente de formação de profissionais e de pessoas para o mundo.

Fonte: trecho retirado do site: http://ufrr.br/noticias/344

Nenhum comentário:

Postar um comentário