domingo, 14 de julho de 2013

Escritor Tiago Hakiy retrata Amazônia em obras autorais


Entre as influências do escritor estão Thiago de Mello, Daniel Munduruku, Yaguare Yamam, Vinícius de Moraes e Anibal Beça

Matéria original: Portal Amazônia
MANAUS - A cultura indígena é rica em lendas e mistérios. De geração em geração, os indígenas perpetuam as histórias de seu povo. Com o livro 'Guaynê derrota a Cobra Grande - Uma História Indígena', o escritor amazonense Tiago Hakiy, descendente da tribo sateré-mawé, mostra aos brasileiros parte do encanto da região amazônica.
Tiago é destaque no cenário literário do Amazonas. Foto: Arquivo Pessoal
Tiago é destaque no cenário literário do Amazonas. Foto: Arquivo Pessoal
AnteriorSiguiente
O escritor Tiago Haiky. Foto: Arquivo Pessoal
Além de escritor, Tiago também é poeta e contador de história. Foto: Arquivo Pessoal
Tiago é destaque no cenário literário do Amazonas. Foto: Arquivo Pessoal
Natural de Barreirinha (distante a 331 quilômetros de Manaus), o escritor Tiago Hakiy é um dos destaques da literatura local. O encanto do escritor pelas palavras começou quando o mesmo descobriu o mundo da leitura. “Escrever é a minha paixão, e eu não escreveria com o mesmo sentimento se eu fosse citar outro local que não a região onde vivo: a Amazônia. É impossível não escrever sobre nossa terra. Tudo é inspiração poética", revelou Hakiy.
Um outro Thiago,  conterrâneo e amante das palavras, é a inspiração de Hakiy . "O poeta Thiago de Mello também é de Barreirinha, mas ele é filho das águas do Paraná dos Ramos e eu do Rio Andirá. A figura dele como escritor e poeta foi fundamental para moldar meus sonhos, minha carreira. E suas obras, influenciaram consideravelmente o meu primeiro livro. E com seus versos e canto de esperança, ele conseguiu escrever sua história na literatura brasileira", revelou o escritor.     
Outros autores também contribuíram para os trabalhos de Hakiy. Entre eles destacam-se José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Moacir Sclyar, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Anibal Beça.  Elson Farias, Jorge Tufic, Luiz Barcellar, Milto Hatoum também são inspirações para o escritor. Já Daniel Munduruku e Yaguare Yamam, o autor considera 'companheiros de luta, representantes louváveis da literatura indígena'.
Auxílio
Para Tiago, o Brasil é um País de poucos leitores. "Na região Norte esta realidade é mais visível. Além da ínfima divulgação das obras, o trabalho gráfico de livros para o público infanto-juvenil, realizado pelas editoras locais, está aquém de outros lugares do país. O Estado e os municípios dificilmente compram com regularidade obras de autores regionais", contou.
Além de exercer o papel de escritor, Tiago também é poeta e contador de história. Ao ser questionado sobre qual função é sua preferida, ele logo respondeu. "Nasci poeta, e a poesia está na alma, no coração e no suor de meus textos. A poética sempre esteve presente no que eu escrevo. Contar história é mais uma forma de transmitir a cultura e a poesia do lugar onde vivo", revelou.
Obras
Atualmente, Tiago trabalha na divulgação do livro 'Guaynê derrota a Cobra Grande - Uma História Indígena', texto que foi ganhador do concurso Tamoios, realizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)- Seção brasileira do International Board on Books for Youg People (IBBY). Ao longo da carreira, o autor escreveu mais três obras: 'Awyató-pót - Histórias indígenas para crianças', 'Petrópolis', 'Águas do Andirá'. Para o futuro, ele quer escrever mais duas obras e continuar divulgando as belezas da região amazônicapor meio das letras e palavras. 

3 comentários: