quarta-feira, 2 de março de 2011

Cuiabá sedia seminário sobre projeto indígena

Cuiabá sedia a partir desta quarta-feira (02) até sexta-feira (04) o Seminário Regional para a Implementação do Projeto GEF Indígena a ser realizado na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Concil. Tal projeto foi indígena foi aprovado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (Global Environment Facility – GEF), que tem como objetivo reforçar o papel das Terras Indígenas (TIs) na conservação da biodiversidade e a capacidade que os povos indígenas têm de gerir suas terras com seus usos, costumes e tradições. Estarão presentes representantes indígenas, do governo (federal, estadual e municipal) e de ONGs, como a TNC (The Nature Conservancy).

A ideia central do Seminário é criar conselhos e núcleos regionais de atuação para o desenvolvimento de planos de atuação, em parceria com organizações locais, para a implantação do projeto, que foi lançado em 2010.

Durante o evento haverá a troca de experiências, debates, apresentação de iniciativas de sucesso que atenderam as necessidades de povos indígenas brasileiros e, momentos de tomadas de decisões participativas, como a elaboração do Plano de Atividade Regional do GEF Indígena.

Nesse Plano, serão definidas as atividades e os núcleos regionais, apoio a construção de Centros de Formação Indígena e discussões sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI). Com isso, pretende-se obter mecanismos e ferramentas que permitam reconhecer e fortalecer a contribuição das TIs à conservação de recursos naturais, biodiversidade florestal e serviços ambientais. Ao final do seminário, pretende-se obter contribuições para a construção da PNGATI, que pode ser assinada ainda esse ano pela presidente, Dilma Rousseff.

Mais informações nos sites: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br), Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br), GEF (www.thegef.org), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (www.coiab.com.br) e The Nature Conservancy (www.nature.org/brasil).

Gazeta Digital



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário