quarta-feira, 2 de maio de 2012

Professor do IFBA Porto Seguro participa de eventos com temática indígena em nível nacional



PDFImprimirE-mail
Notícias Notícias 2012
Qua, 02 de Maio de 2012 08:37

Professor Edson Brito

Entre os dias 23 e 27 de abril, o Professor de História e Coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena - COLINTER - do IFBA Campus Porto Seguro, Edson Machado de Brito, participou como palestrante de dois importantes eventos para a comunidade indígena brasileira: na cidade de São Paulo, do Tribunal Popular, no qual o Estado Brasileiro foi julgado pela violência praticada contra os povos indígenas, e, no Rio de Janeiro, do Encontro dos Escritores Indígenas e de palestras na Cátedra da UNESCO e na Fundação Biblioteca Nacional.

O professor Edson Brito foi convidado pelos organizadores (ONGs, com apoio da ONU) a integrar o júri popular do Tribunal Popular. Em sua fala, citou o papel do IFBA Campus Porto Seguro junto aos povos indígenas da região. Estavam presente juristas, intelectuais, indigenistas, indígenas e lideranças do movimento indígena de diversos povos,inclusive do extremos sul da Bahia.
Todas as falas e intervenções no Tribunal Popular serão reunidas na composição de um livro, que deverá ser publicado em breve.
De São Paulo, o professor seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou do Encontro dos Escritores Indígenas, organizado pelo Instituto Indígena Para a Propriedade Intelectual e pelo Núcleo dos Escritores Indígenas - IMBRAPI. O evento aconteceu concomitantemente com a Feira da Literatura Infanto-juvenil, organizada pela Fundação Nacional da Literatura Infantil e Juvenil - FNLINJ.
No Encontro, Edson Brito foi convidado pela Cátedra da UNESCO  para ministrar palestra sobre meio ambiente e literatura indígena, no anfiteatro da PUC-RJ. A Cátedra da UNESCO agrega pessoas de reconhecido conhecimento sobre temas diversos, especialmente sobre a diversidade sócio-ambiental. O professor abordou a violência histórica praticada contra os povos indígenas no Brasil e a importância da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA Campus Porto Seguro no contexto das políticas públicas de respeito e de valorização das tradições desses povos.
Durante sua visita ao Rio de Janeiro, o Professor Edson Brito participou, ainda, de uma mesa de palestra organizada pela Fundação Biblioteca Nacional, no auditório central da Biblioteca Nacional, com o tema a “Lei 11.645/2008 e a Literatura Indígena”. Transmitidas online através do site do Instituto Embratel, as discussões abordaram temas sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena nas escolas brasileiras e as contribuições da literatura indígena nesse contexto. O público era formado por professores e intelectuais de diversas instituições de ensino superior.

Em todos os eventos, o Professor Edson Brito fez questão de mensionar o IFBA e o papel da Instituição no combate ao preconceito contra os povos indígenas do Sul e Extremos Sul da Bahia. "Os convites que recebi demonstram que estamos no caminho certo em relação a LINTER. Falei sobre como estamos fazendo nossas atividades curriculares e o público aprovou", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário